O uso do filtro solar não é uma necessidade exclusiva dos humanos. Este item também é indispensável para alguns cães e gatos com características específicas, principalmente no verão. Todos precisam de proteção aos raios ultravioleta que podem causar dermatite solar e até levar ao desenvolvimento de câncer de pele. Os animais de pele branca precisam dessa proteção extra nos locais que não tem pelo, principalmente no focinho, orelhas e barriga. Os de pele escura dispensam esse cuidado extra. Aplique o filtro solar de uma a duas vezes ao dia e nunca exponha seu animal ao Sol nas horas mais quentes do dia.

Vale lembrar que o filtro solar não é o mesmo usado em humanos. Para os animais de estimação é preciso uma formulação específica, que não cause alergia ou possa ser facilmente retirado por eles. O filtro solar para cães e gatos possui uma formulação específica. Para eles o produto precisa ter uma ação secativa, para que não tentem tirar lambendo ou se esfregando.

Além do filtro solar, repelentes e proteção para as patas são medidas importantes durante o Verão.  É importante também manter sempre a dose de antipulga e carrapato do seu pet em dia. No verão e fora do perímetro urbano a chance de contaminação por esses parasitas é ainda maior.

Proteção para patas: No verão o chão fica mais quente e é preciso tomar um cuidado extra com as patas dos animais. Nunca saia para passeios durante as horas mais quentes do dia, pois o calor e o atrito com o solo podem causar bolhas.